16 de jun. de 2011

2º Ciclo - 3º Encontro

MARIA: Mãe da Comunidade
AVE, Cheia de Graça, O Senhor é Contigo (Lc 1,28)

Na Igreja, Maria é nossa Mãe. Ela abre o nosso coração para a fé generosa na Palavra de Jesus.
Maria era uma jovem comum que vivia em Nazaré, não tinha nada de princesa, era humilde e sempre procurou servir a Deus e aos outros.
Maria meditava a palavra de Deus. Era uma jovem que já sabia ouvir o que o Senhor queria para sua vida. Quando recebeu o anúncio do Anjo de que seria a mãe de Jesus, simplesmente se entregou à vontade de Deus com o seu FAÇA-SE e aceitou fazer parte da obra da salvação.
Maria era a SERVA DE DEUS, que saiu de sua casa e foi ajudar sua prima Isabel, que amassava o pão, que ia ao poço pegar água, que estava sempre atenta aos irmãos.
Com o apoio de SÃO JOSÉ, ensinou Jesus a andar, a falar, a rezar, o alimentou, o educou...
Vamos meditar na Palavra de Deus – JOÃO 2, 1-11. O que aconteceu durante aquela festa?
Assim como Jesus atendeu à Maria nesta festa de casamento, Ele continua atendendo a sua mãe em favor de todos nós. Por isso a BEM AVENTURADA VIRGEM MARIA é invocada na Igreja como nossa protetora e medianeira.
Existem diversas formas de expressarmos nosso amor à Maria: nas festas litúrgicas dedicadas à Mãe , na reza do Terço, etc.
Maria, mãe de Deus, é uma só, mas nós a invocamos por diversos títulos:
Pesquise com sua família, durante a semana, alguns nomes que se referem à Virgem Maria e a qual a razão desses títulos.

O ROSÁRIO E O TERÇO

O rosário é uma oração bíblica, cristocêntrica (Cristo é o centro), pois, os mistérios contemplados são os mistérios centrais da história da salvação, da nossa fé, nesses mistérios meditamos toda a vida de Jesus desde seu nascimento até a sua ressurreição e as orações que se rezam são orações tiradas da Sagrada Escritura. É por isso que se diz que o rosário é a Bíblia do povo.
A palavra ROSÁRIO vem de rosa. Cada Ave-Maria é uma rosa que entregamos à nossa Mãe Maria
O rosário é composto de 20 mistérios para serem contemplados e é dividido em quatro partes, cada qual contendo 5 mistérios. Cada uma dessas partes é chamada de terço.
A família que reza o terço segue o exemplo da família de Nazaré: põe Jesus no centro, partilha com Ele alegrias e sofrimentos, coloca nas suas mãos necessidades e projetos, e recebe esperança e força.

Vamos ler uma historinha?
Tia Teca era uma senhora muito simples que vendia verduras na vizinhança. Certo dia, ela foi vender suas verduras na casa de um senhor e lá perdeu o seu Terço. Passados alguns dias, tia Teca voltou àquela casa, e este senhor veio logo zombar dela dizendo: - Você perdeu o seu Deus?
Ela respondeu: - Eu? Perder o meu Deus? Nunca.
Então ele pegou o Terço e disse: - Não é este o seu Deus?
- Graças a Deus, o senhor encontrou o meu Terço. Muito obrigada.
- Por que a senhora não troca este cordão com essas sementinhas pela Bíblia? - perguntou ele.
E ela humildemente respondeu: - Porque a Bíblia eu não sei ler, não senhor, e, com e Terço, eu medito toda a Palavra de Deus e a guardo no meu coração.
- Medita a palavra de Deus? Como assim? Poderia me dizer?
- Posso sim - respondeu Tia Teca pegando o Terço e disse: - Quando eu pego na cruz, lembro-me que o filho de Deus derramou o Seu Sangue, pregado numa cruz, para nos salvar. Essa primeira conta grossa me lembra que há um só Deus onipotente e essas três contas pequenas, as três pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Esta conta grossa me faz lembrar a oração que o Senhor nos ensinou, que é o Pai-nosso. O Terço tem cinco mistérios, que me fazem lembrar as cinco chagas do Nosso Senhor Jesus Cristo. E cada Mistério tem dez Ave-Maria, que me fazem lembrar os dez mandamentos, que o Senhor escreveu nas Tábuas de Moisés. O Rosário de Nossa Senhora tem vinte Mistérios, que são: cinco Gozosos, cinco Dolorosos, cinco Gloriosos e cinco Luminosos. De manhã, quando me levanto para iniciar minha luta do dia-a-dia, eu rezo os Mistérios Gozosos, lembrando-me do humilde lar de Maria em Nazaré. Ao meio dia, para não desanimar, eu rezo os mistérios Luminosos que me lembram de Jesus pregando e ensinando o caminho certo, à tardinha, no meu cansaço e fadiga do trabalho, eu rezo os Mistérios Dolorosos, que me fazem lembrar a dura caminhada de Jesus Cristo para o Calvário. Quando chega a noite, com as lutas vencidas, eu rezo os Mistérios Gloriosos, que me fazem lembrar que Jesus venceu a morte para dar a Salvação a toda humanidade.
Ele, depois de ouvir tudo isso, disse: - EU NÃO SABIA DISSO. TIA TECA, ME ENSINA A REZAR O TERÇO!

COMO REZAR O TERÇO



********************************************************************
ASCENSÃO DE JESUS
EIS QUE ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS,ATÉ O FIM DO MUNDO(Mt 28,20)

Vamos ler At1,3-11
Jesus, depois que ressuscitou, passou muitos dias aqui na Terra, junto com seus discípulos. Ele os orientou e os enviou para continuar sua missão: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" (Mc 16,15).
Isso quer dizer que eles foram fazer de todos os povos discípulos do Senhor, através do batismo e da observância dos mandamentos do Mestre, resumidos no mandamento do amor. Esta missão se transmitiu, sem parar, ao longo dos séculos. E chegou até nossas comunidades... por isso, hoje, nós também somos discípulos de Jesus!
Depois de orientá-los e enviá-los, Jesus subiu para o céu em corpo e alma (é o que chamamos de “Ascensão aos Céus”).
Isso aconteceu na frente de seus discípulos que ficaram olhando para o alto em adoração. Foi preciso aparecer alguém para chamá-los à realidade e dizer-lhes que não é mais hora de ficar olhando para o céu, mas é hora de enfrentar o mundo e criar aí o Reino de Deus, do qual Jesus lhes falara.
Mas, a ascensão do Senhor não quer dizer que Ele abandonou seus discípulos. Jesus já havia dito a eles que "Eu estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos!" (Mt 28,20).
Ele nos promete o seu Espírito Santo - PARÁCLITO - nosso intercessor.
Nós devemos de viver:







Como o Senhor está conosco? Onde o Senhor está conosco? Quais são os sinais de sua presença entre nós? O próprio Evangelho nos dá algumas pistas de resposta:












PENTECOSTES

FICARAM TODOS CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO(At 2,4)

PENTECOSTES = 50 dias (após a Páscoa)
No dia de Pentecostes, judeus vindos de todos os cantos do mundo vinham se apresentar ao Senhor em Jerusalém. Nesse dia, os apóstolos e os discípulos de Jesus estavam em Jerusalém, com medo dos soldados romanos que os perseguiam. Estavam todos reunidos num lugar chamado Cenáculo, junto com Maria, mãe de Jesus e, então, receberam o Espírito Santo.
Foi um acontecimento maravilhoso! Naquele instante, os amigos de Jesus receberam o Espírito Santo e, a partir daquele momento, perderam o medo e começaram a falar sobre Jesus para todo o mundo! Naquela hora, houve uma explosão de comunicação. Os apóstolos saíram para as ruas e começaram a anunciar o Evangelho, a falar para todas as pessoas que Jesus era o Filho de Deus. Havia ressuscitado e subido ao Céu. (Leia At 2, 1-14)
Na verdade, foi naquele dia, que a Igreja começou a sua história. O evangelho só chegou até nós hoje porque o Espírito Santo não abandonou a Igreja. E Ele continua agindo no mundo, em cada comunidade.




De forma muito especial, o Espírito Santo distribui DONS entre nós.
DOM = talento que recebemos de Deus e que devemos usar em benefício da comunidade.
O Espírito Santo tem sete dons: SABEDORIA, ENTENDIMENTO, CONSELHO, FORTALEZA, CIÊNCIA, PIEDADE, TEMOR DE DEUS. Esses dons do Espírito Santo nos ajudam a compreender melhor a mensagem de Jesus e nos dão a forças para viver como ele viveu e assim sermos verdadeiramente filhos de nosso Pai que é Deus.








Para Refletir – Responda no caderno
1.) Leia: 1Cor 12,4-11 e copie o versículo 6: .
2.) O que Jesus prometeu que iria enviar em Pentecostes?
3.) Como os discípulos perseveraram após Pentecostes?
4.) Como o Espírito Santo age em nossa paróquia?
5.) Quando você recebeu o Espírito Santo? no dia ........../........../...........
6.) Como o Espírito Santo age em sua vida?
*********************************************************************
SANTÍSSIMA TRINDADE
EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO(Mt 28,19b)
Quem é Deus?
Deus é um só em três pessoas. Ele é PAI e FILHO e ESPÍRITO SANTO.
É um Deus UNO e TRINO. É modelo de amor e de família a ser seguido pela humanidade.
Esse mistério não cabe em nossa razão, mas deve ser reverenciado e amado.
Nós chamamos esse mistério de Santíssima Trindade.
Pai - Criador - 1ª Pessoa da Santíssima Trindade
Deus é Amor. Em cada parte desse mundo maravilhoso que Deus criou, nós podemos ver o Amor infinito que Ele tem por cada um de nós. Quando nos criou, Deus nos fez a sua imagem e semelhança e nos encheu de dons. Desde o Primeiro Testamento, através dos profetas, Deus se revelou aos homens e se mostrou um Deus presente, que cuida de seu povo.
Filho - Salvador - 2ª Pessoa da Santíssima Trindade
Jesus Cristo é a revelação máxima de Deus, que por nos amar tanto, quis ficar bem perto de nós e tornou-se homem. Jesus nos ensinou que Ele é o único caminho que leva a Deus. Nos amou a tal ponto que aceitou morrer na cruz para nos salvar. Mas ressuscitou e está vivo e presente no nosso meio!
spírito Santo - Santificador - 3ª Pessoa da Santíssima Trindade
Jesus não quis nos deixar sozinhos, Ele sabia que quando subisse ao céu os discípulos iriam ficar tristes e se sentindo abandonados, mas todas as coisas bonitas que Ele ensinou não podiam ser esquecidas. Por isso Jesus prometeu que o Espírito Santo viria para ser nossa luz. E o Espírito Santo veio para nos dar força, coragem e alegria.



Como você entende essa figura?Responda no caderno.

****************************************************************************************************************************************************************************
A FESTA DE CORPUS CHRISTI
ESTE É O PÃO QUE DESCEU DO CÉU
(Jo 6,58a)

Hoje, vamos aprender um pouco sobre uma festa muito importante no nosso calendário religioso: a festa de Corpus Christi.
Neste ano ela será comemorada no dia ____________________. Vamos refletir Jo 6,54-58
A instituição da Eucaristia é um acontecimento maravilhoso que, no entanto, fica um pouco "apagado" em meio às celebrações da Semana Santa, na Quinta-feira, bem às vésperas da celebração do sofrimento e morte de Jesus, na Sexta-feira da Paixão. Então, para dar a esse acontecimento todo o destaque que ele merece, a Igreja estabeleceu uma nova ocasião para sua celebração: é a festa de Corpus Christi, ou festa do Corpo de Cristo.
Há uma tradição antiga em muitas cidades brasileiras de enfeitar as casas ou as ruas com flores, serragem tingida e outros elementos, formando um tapete por onde o padre caminha carregando a Hóstia Consagrada dentro de um objeto chamado ostensório. O povo segue em procissão, junto com o padre, rezando e cantando hinos de louvor a Jesus, presente na Eucaristia.
É muito legal participar da decoração das ruas e das casas para esta celebração! Porém, é mais legal ainda participar desta procissão com bastante fé e amor. Melhor ainda: é muito bacana participarmos da missa todo domingo, rezando e - para os que já fizeram a primeira comunhão - recebendo Jesus Cristo em nós através da Eucaristia.
Por fim, vale lembrar que quem recebe o Corpo de Cristo está fortalecendo sua alma para ser capaz de viver tudo aquilo que Ele nos ensinou, a começar pelo amor a Deus e ao próximo.
Quem tem essa força de Deus sabe que precisa lutar para que o mundo se torne um lugar bom para todos viverem, inclusive para os mais humildes, para os sem-terra, sem-teto, sem-trabalho, sem-saúde, sem-educação etc.
Só rezar, cantar ou ir à missa não vale - é preciso também fazer o bem!
Senão, para que tanta força e energia?


************************************************************
Os SANTOS DE JUNHO
SANTO ANTÔNIO CELEBRADO NO DIA 13 DE JUNHO
Santo Antônio teve uma vida totalmente voltada para Jesus. Entrou para o seminário ainda criança, seguindo o exemplo de São Francisco de Assis.
Ele ajudava nos serviços mais humildes e era um homem muito culto na doutrina da Igreja. Atendia as pessoas em confissão durante horas.
Santo Antônio ainda em vida, intermediou muitos milagres e continua intercedendo por nós até hoje.
Ele é o padroeiro do matrimônio e é um Santo muito popular e querido pelos católicos.

SÃO JOÃO BATISTA CELEBRADO NO DIA 24 DE JUNHO

Percebemos, no Evangelho, a importância que João Batista teve na vida de Jesus, sendo seu primo e precursor. Ele foi enviado por Deus para preparar a chegada do Messias, Jesus Cristo. Era filho de Zacarias e de Isabel, prima de Maria.
Um dos mais lindos textos do Evangelho relata o encontro de Maria e Isabel grávida de João. Isabel, assim que ouviu a saudação de Maria, sentiu a criança se agitar no seu ventre e cheia do Espírito Santo bendisse Maria como mãe de Jesus. Maria respondeu com um cântico cheio de profecia: o “MAGNIFICAT” (Lc 1,39-56).
No início de sua vida pública, Jesus se aproximou de João Batista e João o aponta como o Messias, dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29). Sua pregação atraia multidões, apesar de ser muito enérgico quando anunciava a mensagem de Deus e denunciava as injustiças praticadas pelos fariseus e saduceus.

SÃO PEDRO e SÃO PAULO CELEBRADOS NO DIA 29 DE JUNHO

A Festa de São Pedro, celebrada juntamente com a Festa de São Paulo, no dia 29 de Junho, é uma das mais antigas e importantes comemorações do Ano Litúrgico. Estes dois Santos testemunharam a sua fidelidade a Jesus Cristo com o martírio. Eles introduziram o Cristianismo em Roma e são considerados os pilares que sustentam a Igreja.
São Pedro, um homem simples, pescador na Galiléia, foi chamado a ser apóstolo de Jesus Cristo, que depois o escolheu para ser o primeiro Papa da Igreja.
São Paulo foi escolhido para ser apóstolo de Jesus Cristo e levar o Seu nome diante dos povos, é o maior missionário de todos os tempos, o "Apóstolo dos gentios".
São Pedro e São Paulo, juntos fizeram ressoar a mensagem do Evangelho no mundo inteiro e o farão para todo o sempre, porque assim quer o Mestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário