
24/06 - São João Batista
São João Batista, primo de Jesus foi também seu precursor, ou seja o último dos profetas que vieram antes do Cristo.
É Filho de Zacarias e Isabel, já em idades avançadas, teve seu nascimento também anunciado por um anjo ao seu pai que estava servindo no Templo.
Ainda no ventre de sua Mãe, recebeu a visita de Nossa Senhora, que viera auxiliar nas tarefas, afinal Isabel, sua parenta, já tinha idade avançada. Nossa Senhora permaneceu com eles, provavelmente, auxiliando nas atividades da casa.
Foi por ocasião desta visita que nós católicos temos hoje, na Ava Maria, a frase “Bendida sois vós entre as Mulheres e Bendito é o Fruto do Vosso Ventre.”, frase dita por Isabel ao receber Maria.
João não possuia riquezas, vivia no deserto, se alimentando de mel e gafanhotos. Trajava-se de peles e pregava a conversão em preparação a vinda do Cristo.Pregava a conversão e o arrependimento pelos pecados, mesmo pelas autoridades. Note-se que não se tratava de pecados sociais, mas falava ao rei por ter tomado a esposa de seu irmão. Foi este o motivo de sua morte.
Deste santo homem, Jesus mesmo afirmou que dos nascidos de mulher não existe nenhum maior que ele. Éle é considerado o possuidor do mesmo espírito de Elias, maior profeta do antigo testamento.
Durante suas pregações, recebeu mais uma vez a visita de Jesus, que também viera para ser batisado por ele. Sabendo que seu batismo era feito em sinal de arrependimento e conversão, recusava-se a batizar Jesus, visto que sendo Deus não possuia pecado a ser perdoado.
Ao ver o Senhor, afirmou: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”, frase que o Sacerdote repete ainda hoje durante a Oração Eucarística. Após o Batismo viu o céu se abrir e descer sobre o Cristo o Espírito Santo em forma de pombo, e escutou a voz do Senhor dizer: "Este é meu Filho amado".
Suas pregações provocaram sua prisão e posteriormente seu morte. Celebramos a Natividade de São João Batista. São João Batista, Rogai por nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário